Meia LuaMestre PolêmicoCapoeira na EscolaSequênciasRitual e Música
AscaDFMestre Onça-TigreEventos Treinos Regulamento
ParceriasHistória da CapoeiraProjetos
Orquestras e área de competição

RITUAL
RODA DE CAPOEIRA DO MEIA LUA

Organização da Roda

Instrumentos - 3 berimbaus, atabaque à esquerda, pandeiro à direita, afoxé ao lado do atabaque; agogô e reco-reco ao lado do pandeiro.

Ritual

Chamado do Berimbau
Começa a chamada e dois se agacham ao pé do Berimbau.

Toque Angola com Ladainha
Mestre canta sozinho e só é acompanhado pelos berimbaus.

Ladainha
Meia Lua (Polêmico)

Eu olhava para as estrelas de muitas constelações
Quando veio a Meia lua, inspiradora de canções
Pensei nesta ladainha e pedido fiz ao Pai
Nos liberte da mentira: um dia a casa cai
Tanta gente inocente pagando para chefões
Para viver com suas famílias sem ter orientações
O sistema financeiro, verdadeira escravidão
O açoite do salário, sem falar da inanição
Para mudar este sistema só buscando inspiração
Na harmonia do céu e na firmeza do chão
Se preciso faço greve ou até revolução
Só quero olhar a lua com o brilho e expressão
Sentindo o corpo saudável e aquela união
Não dou bola para bandido mas respeito o ancião

Quadras
Depois de "iê aruandê" começam as palmas, o coro e os outros instrumentos.

Ê, viva meu Deus / Ê, viva meu Deus, camará (coro repete)
Ê, viva meu mestre / Ê, viva Marco Aurélio
Iê, mestre Reinaldo / Ê, mestre Onça Tigre
Ê, faca de furá / Ê, água de bebê / Ê, água prá lavá

Ê, bala de chupá / Ê, goma de engomá / Ê, tamos na escola

Início do jogo
Após "iê volta do mundo", os dois jogadores saem pela direita dos berimbaus (sentido anti-horário) e o jogo só começa com a quadra "iê que mundo dá".

Iê, é volta ao mundo / Iê, que mundo dá

Letras de músicas


PAUTAS DE TOQUES DE BERIMBAU
CANTOS


 

Legenda das pautas

C - Com (a batida com a baqueta no arame é aguda, ou seja, com a pressão da pedra ou dobrão)
K - Caxixi (Som produzido pelo balançar do caxixi, chocalho que acompanha o berimbau)
M - Moeda (representa o som produzido pelo contato entre a moeda ou pedra e o arame de aço )
S - Sem (som grave produzido pela batida da baqueta sem a pressão da moeda ou pedra)
T - Tempo (não há som produzido por baqueta, pedra ou caxixi)




Fale conosco