Meia LuaMestre PolêmicoCapoeira na EscolaSequências Música
AscaDFMestre Onça-TigreEventos Treinos Regulamento
ParceriasHistória da CapoeiraProjetos
Orquestras e área de competição


História do Meia Lua

Marco Aurélio Moraes Barros e Reinaldo Teixeira Alves foram os fundadores do Grupo de Capoeira Regional Meia Lua, antes denominado Capoeira Atlético Clube, inicialmente localizado na Galeria Bellini, no centro de Juiz de Fora (MG), transferindo-se posteriormente para o Atlético Clube. Tornava-se, em 1962, a primeira academia a dedicar-se exclusivamente ao ensino e prática da capoeira em Minas Gerais.
Marco Aurélio, registrado com o n.º 55 na Federação Mineira de Capoeira, a qual ajudou a fundar, exerceu lá o cargo de presidente, tendo alcançado o cordão branco e amarelo, 8º de 10 estágios, segundo a hierarquia da antiga Confederação Brasileira de Pugilismo. Ele teve sua iniciação nessa arte em 1960, no prédio do Ginásio Força e Saúde, em Juiz de Fora, através de Fábio Rudge Maia, que juntamente com Decânio foi levado por Onça Tigre para compor a segunda turma de formados de mestre Bimba, Reynaldo começou um ano antes; Clóvis e Cavalieri também foram alunos daquela pioneira escola.
Duas meias luas, simbolizando a liberdade e a prisão, representam o emblema idealizado por Marco em meados de 1963 para um grupo que têm até hoje muitos alunos e uma profunda fusão de estilos, sempre bem estruturados, o que reflete a dedicação dos Mestres fundadores, e dos que a partir dos seus conhecimentos também se edificaram, como Amorim, Boca, Federa e Pasquine, que deram continuidade ao reconhecimento dessa arte.
Em março de 1967 o grupo se transferiu para o Clube Ginástico de Juiz de Fora (MG), cujo presidente era o ginasta e professor Ítalo, recebendo a atual denominação em 26 de abril de 1969. Em abril de 1971 mudou-se para as instalações do Sport Clube Juiz de Fora, constituindo o Departamento de Capoeira daquele clube. Depois teve outras sedes como o "Porão Amarelo", no prédio de Nackle Garios, na Avenida Rio Branco, um prédio da ferrovia MRS., na praça formada pelas ruas Halfeld e Marechal Deodoro, e mesmo um salão na casa de Amorim.

Bibliografia

Monografia desenvolvida por João Couto Teixeira no Curso de Especialização no Ensino da Capoeira na Escola, Universidade de Brasília,1998.


Lembrança de seus mestres e alunos do "Club do Apê"
Juiz de Fora / MG - 12dez98

Fale conosco