Meia LuaMestre PolêmicoCapoeira na EscolaSequênciasRitual e Música
AscaDFMestre Onça-TigreEventos Treinos Regulamento
ParceriasHistória da CapoeiraProjetos
Orquestras e área de competição

MESTRE POLÊMICO

O professor João (Polêmico) começou a aprender e treinar a arte da capoeira no dia 21 de maio de 1972, com Martinho, do grupo Xangô, no colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio - uma filial do Meia Lua, para onde foi no mês seguinte. Recebeu o 1º cordão com quatro meses de prática, através de cerimônia bastante conhecida dos capoeiras: o batizado, que preferimos chamar de festividade de admissão.

Em maio de 1973 foi adotada a Regulamentação Técnica da Capoeira, determinada pela Confederação Brasileira de Pugilismo (CBP), devidamente homologada pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). Nossa graduação é baseada nos cordéis de cores verde, verde-amarela, amarela, amarela-azul, azul, verde-amarela-azul, branca-verde, branca-amarela, branca-azul, branca. Os quatro primeiros são para alunos praticantes, o 5º: para alunos formados e o 6º: para pró-mestres; os restantes eqüivalem a quatro estágios de mestres.

Em 1974 o professor João participou do IV Encontro Nacional de Capoeira no clube Grajaú (RJ), quando foi desclassificada a delegação do estado da Bahia, apesar da presença do mestre Acordeon.
Recebeu o cordão branco-verde em 1979, após dois anos de pró-mestre, já lecionando em três academias: a matriz e duas filiais, onde substituía seus mestres nas aulas. Como na matriz não era tradicional a presença de capoeiras mulheres, criamos em 1978 o primeiro grupo feminino de capoeira e uma filial mista.

Na ocasião da entrega dos cordões de mestres a Pedro Paulo Curi e ao professor João, ele organizou, com a ajuda de alunos, um encontro de capoeira, com 12 horas de jogo, e a presença de representantes de várias cidades, inclusive Salvador (BA), através da escola de Bimba, com Vivaldo da Conceição - Mestre Boa Gente - que o chamou de Polêmico.

No ano seguinte João teve experiências com o ensino da capoeira nas cidades de Minnesota e Washington DC (EUA), tendo participado de programa ao vivo, de uma hora de duração, na "Washington Public Radio". A entrevista, falada, cantada, tocada e registrada, teve como tema a capoeira. O nome do programa era Berimbau, e divulgava músicas brasileiras, às sextas-feiras, das 15 às 19h00 - seu principal apresentador chegou a acompanhar o coro das músicas, pois tinha morado 14 anos no nordeste brasileiro, tendo tido bom conhecimento sobre a capoeira.

De 1981 a 1984, João desenvolveu atividades didático-pedagógicas na UnB, juntamente com Humberto Vieira da Silva (Angola) e Leonides de La Bianca Bimbato (Louro), Voltaire e muitos companheiros de treinos, incluindo as ilustres visitas que recebiam, sempre atento às informações que lhes chegavam sobre a história regional desta nobre arte, particularmente sobre a nossa maior expressão, Milton Freire de Carvalho, Mestre Onça Tigre. Depois disso começou a lecionar em escolas da rede pública de Brasília. Em 1985, participando de reuniões que culminariam com a introdução oficial desta arte na Secretaria de Educação do DF.

Fale conosco