Apostilas Virtuais Campo Avançado Micróbios Projetos Prêmio
Canto dos alunos História Atividades Parcerias Participe
         

História do Margem

Em 1993 em meio a discussão da ECO-92, as aulas no Laboratório de Biologia do CEMSL transcorriam normalmente, até quando passou-se a receber, através da profa. Marília, alunos vindos do Serviço de Orientação Educacional, que haviam sido retirados da sala de aula. Estes alunos por não terem onde ficar foram mandados para o laboratório para que fosse dado um "jeito". Foi percebido um péssimo relacionamento aluno-aluno, comportamentos agressivos e não cabíveis em um ambiente de laboratório, acontecendo correrias para o mesmo microscópio em cada nova descoberta, quebras de lâminas, empurrões e palavrões, etc... Notando que só se comportavam "normalmente" quando estavam observando indivíduos microscópicos vivos.

O laboratório foi fechado e os alunos foram conduzidos em uma caminhada ao lago (± 800m) para coletar água daquele manancial que seria usada nas próximas observações, no percurso passando por um já degradado cerrado nos fundos da escola e por um "lixão"; a partir daí foram começando os questionamentos de todas as ordens e nessa tarde não foi possível chegarmos ao lago. O descaso ecológico impedia o caminhar. Na outra tarde coletamos água, lixo e observamos as condições precárias da margem do lago e a partir daí cria-se a idéia do PROJETO MARGEM como campo fértil para a cidadania, vinculada à visão das dificuldades por qual passava nossa comunidade escolar face as adversas condições de aprendizagem, tais como: salas superlotadas, quadros e carteiras estragados, paredes pichadas, agressões físicas, grande número de fumantes, alta taxa de gravidez precoce, alto índice de reprovação, alunos estressados, sucateamento da escola pública.

Por outro lado o momento era de pós greve em um semestre nada animador e ainda acrescido por uma alteração climática apresentando 100 graus no começo do turno matutino e 30° graus no decorrer do turno vespertino e a umidade relativa do ar ficava próxima do Saara; apesar desse quadro o diretor Mozart (Matemática) acata a idéia do projeto e começa o treino de um grupo de alunos monitores, construindo e adquirindo equipamentos para as aulas práticas e as idas ao lago foram acontecendo e foram chegando novos professores como Jamir, Silas, João Couto e Susi (Biologia), Peter (Física), Sheila, Péterson e Lafayete (Química), Simone (Português), Carlos Magalhães e Salvador (Geografia), Maurício e Marco (Educação Física), além dos alunos: Adonias, Murillo, Marcelo, Jessy, Jane e Luciana, dentre outros. Existem parcerias com instituições públicas e privadas, e ainda com outros setores da comunidade

Jamir Batista Silva

O trabalho realizado tem dado muitos frutos e nosso objetivo é que se multiplique ainda mais. Em outros dois hectares da escola foi implantado o primeiro Módulo Demonstrativo de Recuperação do Cerrado, parceria do MMA com a Embrapa e UnB, dentro do programa “Vamos Cuidar do Brasil: Bioma Cerrado”. Nossa meta é criar corredores ecológicos unindo o Lago Paranoá ao Parque Asa Sul, passando pelo Bosque do Setor Leste, e seguindo pelo zoológico até a Apa Gama Cabeça de Veado. Tudo isso para garantir a qualidade de vida da população de Brasília, pois as árvores são fundamentais na manutenção das condições adequadas para a nossa sobrevivência.

Margem em Olhares sobre o Lago