Apostilas Virtuais Campo Avançado Micróbios Projetos Prêmio
Canto dos alunos História Atividades Parcerias Participe
         

Micróbios do Lago Paranoá

Um dos objetivos do Iesambi é chamar a atenção para o papel fisicoquimico e biológico dos micróbios (micro - pequena, bio - vida), pois esses seres unicelulares são a base da vida na terra. Participam de todos os ciclos bioquímicos tais como o do Nitrogênio (fixadores de nitrogênio), Oxigênio (fotossintetizantes), Carbono (decompositores), como principais integrantes.

Dentro de um ambiente aquático encontramos diversos organismos microscópicos, uni e multicelulares, que influenciam as condições do local onde vivem. O despejo de nutrientes no lago através dos esgotos leva a explosões populacionais de determinadas espécies de algas, cianobactérias, que consomem o oxigênio e causam a morte dos peixes. Ao mesmo tempo bactérias desse mesmo grupo são responsáveis pela produção de boa parte do oxigênio do planeta: 70% do que é produzido pelos seres vivos vem dos mares.

Outro aspecto que gostaríamos de salientar é a variedade de associações mutualísticas que encontramos entre os micro-organismos, e entre micróbios e seres multicelulares. Temos o exemplo de certas espécies de formigas que cultivam fungos e se alimentam da secreção desses organismos, e ainda estão associadas a bactérias que protegem esses fungos, numa simbiose tripla (Currie CR, 2001). Nossa flora intestinal, onde a levedura Saccharomyces cereviseae nos fornece as vitaminas do complexo B, é outro dos muitos exemplos de associações entre os seres vivos que conhecemos. E os que não conhecemos, como os agrupamentos de rotíferas das fotos abaixo, associados a seres clorofilados... Porque sempre estão juntos, quais serão as vantagens para um e/ou o outro?

  0,4 MB
Passe o mouse para ver um vídeo sobre microrganismos do Lago Paranoá


Agrupamento de Conochilus unicornis, do filo Rotifera, multicelular, associado a organismos clorofilados (verdes)
Gamophyta - Algas sem undulipódio, que realizam conjugação - Classe Euconjugatae

Filo Gamophyta: Closterium sp (esquerda) e alga do gênero Staurastrum - vulgo "sutiâ invisível" - (direita), ambos da Classe Desmidioideae. Formados por duas células unidas (em grego desmos significa ligação)


Vorticella sp
Acima, Diatomácea, alga protegida por duas conchas calcáreas e, abaixo, colônia de Crucigenia sp (alga dourada)
Filo Rhizopoda (em grego rhiza, raiz; pous, pé). Ameba do Gênero Difflugia - Tecameba - (teca - concha). Observe o pseudópode à esquerda da última foto

Bibliografia:

Currie CR. A community of ants, fungi, and bacteria: a multilateral approach to studying symbiosis. Annu. Rev. Microbiol. 55:357-80, 2001.

Identificação:

João Couto Teixeira. Biologia, Educação Socioambiental. Iesambi, Brasília, DF, Brasil.
Margulis & Schwartz. Five Kingdoms, 3rd Edition, 1998. W.H. Freeman and Comp, New York.
Maria do Socorro Rodrigues. Limnologia. Universidade de Brasília, DF, Brasil.

Apoio:

Marlene Teixeira de Souza, Microbiologia, Universidade de Brasília, DF, Brasil.
Sonia Bao, Microscopia Eletrônica, Universidade de Brasília, DF, Brasil


Equipe:

João Couto Teixeira, Biologia, Educação Socioambiental. Iesambi, Brasília/DF, Brasil.
Laura Cavalieri Bisio, Biologia Molecular, Iesambi, Brasília/DF, Brasil.
Paulo Couto Teixeira, Artes Plásticas, Brasília/DF, Brasil.