Apostilas Virtuais Campo Avançado Micróbios Projetos Prêmio
Canto dos alunos História Atividades Parcerias Participe
         

Campo Avançado

O Margem apoiou e participou da recuperação das áreas degradadas do Centro de Ensino Médio Setor Leste, onde a comunidade escolar transformou um terreno de 3 hectares, onde só existia um campo de areia, o campão, e que servia como depósito de entulho e lixo, em um campo de estudo para todos, professores, alunos, pesquisadores e interessados na preservação do ambiente. No local foram plantadas mais de 400 mudas em 144 buracos. As espécies foram quase todas identificadas, e os alunos agora pesquisam suas características e utilidades. Em parceria com a Novacap, Ministério do Meio Ambiente e Engenharia Florestal da UnB, mais 2 hectares estão sendo recuperados dentro do programa "Vamos Cuidar do Brasil - Bioma Cerrado". Nosso objetivo é estender essa prática a escolas interessadas por meio de cursos práticos para professores.


Recuperação Identificação das espécies Mapa dendrológico Dicas mudas Fotos aéreas
Projeto Utilidades Taxonomia Parceria Árvore das árvores
         

Novidade no Campo Avançado

Fotos Abril/2009
Mogno
Embauba
Jacaranda-Cascudo
Baru
Ipe-Preto
Ipe-Amarelo e Cagaita
Capina
Cagaita
Pau-de-Leite nativo, detalhe dos frutos

 

  4,5 MB
Passe o mouse para ver um vídeo sobre a Maria-Faceira


Mostramos no vídeo acima uma pequena parte da riqueza em biodiversidade que podemos encontrar nas cidades, quando trechos de vegetação natural são preservados ou recuperados. Esta espécie de garça insetívora, Syrigma sibilatrix, foi filmada entre as quadras da Asa Sul e o Lago Paranoá, em uma área de 4 hectares recuperados com o plantio de árvores. É chamada de Maria-Faceira, provavelmente devido ao seu andar cheio de trejeitos.

Com a face azul clara e bico avermelhado, habita campos secos, lugares pouco alagados, ocorrendo do Rio de Janeiro a Venezuela e Argentina, segundo Helmt Sick, 1988.

Controladora natural de insetos, é poupada pelos fazendeiros e homens do campo, assim como a Curicaca, Theristicus caudatos, outra espécie de ave que também foi vista na área em recuperação.
Identificado casal de visitantes do campo avançado: bico curvo, mancha branca nas asas que só aparece quando voa.
Pau-de-Leite nativo
Himatanthus obovatus -
1ª floração
Detalhe do tronco
Detalhe das flores
Frutificação do Algodão
Ipê-Caraíba - Tabebuia aurea
Detalhe da 1º ipê a florir no campão - outubro/2005
Temos indivíduos de sete espécies diferentes de ipês já identificados: Ipê Amarelo, Branco, Caraíba, Rosa, Roxo, Verde e Preto (acima)
Pau-Formiga com flores femininas
Julho / 2005
Pau-Formiga com flores masculinas