Inicial Atividades Notícias / Interesites Campanhas Participe Contato

Vamos Cuidar do Brasil: Bioma Cerrado

O Ministério do Meio Ambiente, por meio das Diretorias de Educação Ambiental (DEA), de Conservação da Biodiversidade (DCBIO) e o Núcleo dos Biomas Cerrado e Pantanal (NCP) lançou o programa “Vamos Cuidar do Brasil: Bioma Cerrado”, com a presença de várias autoridades.

O programa “Vamos Cuidar do Brasil: Bioma Cerrado” visa subsidiar, envolver, articular e potencializar indivíduos, grupos e instituições que atuam no Cerrado, em uma gama de projetos e ações sinérgicas. Tal iniciativa está sendo executada por meio de aproximações entre ações bem sucedidas em curso, e outras a serem incentivadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais, revegetando, recuperando, reabilitando e cultivando a flora do Cerrado e seu potencial de manutenção da vida.

O local escolhido para o lançamento do programa foi o Centro de Ensino Médio Setor Leste (CEMSL). Uma das maiores escolas do Distrito Federal, com boa estrutura para o evento e com projetos importantes como o “Exodus” em sua terceira edição e o “Margem”, premiado no ano passado como o 3º melhor projeto de Práticas Pedagógicas Empreendedoras do Brasil pelo MEC, entre outros projetos. O trabalho desenvolvido pela escola é reconhecido pela Escola da Natureza da Secretaria da Educação do Distrito Federal, MMA e comunidade. A atuação da Escola, em conjunto com a comunidade foi importante na criação do Parque da Asa Sul no ano passado, sendo outro motivo para a escolha.

Associado ao lançamento do Programa, estão sendo propostas algumas atividades e estratégias, na integração do esforço de conservação e educação ambiental no Distrito Federal e entorno:

a. implantação em áreas urbanas e rurais do Distrito Federal e entorno de nove módulos dos Módulos Demonstrativos de Recuperação do Cerrado, em parceria com a Embrapa e UnB. Estes módulos possuem um ha e neste momento estarão disponíveis até 20 espécies nativas de uso múltiplo. O lançamento deste módulo inovador está previsto para ocorrer na área verde contígua e atrás do CEMSL, no dia do lançamento do Programa, com o plantio de espécies nativas pelas autoridades presentes, professores, alunos e comunidade.

b. implantação de até 100 pequenos bosques como ilhas de passagem para a flora e fauna, iniciando a interligação dos fragmentos de vegetação na orla do lago Paranoá com o Corredor Ecológico Paraná-Pirineus.

c. estas atividades visam estimular envolvimento da sociedade brasiliense no esforço de conservação e talvez no futuro, viabilizar politica e economicamente, a implantação de corredores ecológicos urbanos contínuos. Entre os coletivos em envolvimento estão os clubes, associações, empresas, órgãos públicos, escolas, universidades e outros. Na área rural, os agricultores das chácaras e sítios do DF.

d. com auxílio do Ministério das Relações Exteriores, pretende-se conseguir o envolvimento de embaixadas, isto irá acrescentar uma dimensão internacional de união dos países no coração do bioma Cerrado, em prol da conservação, com as embaixadas dos países adotando as pequenas ilhas de passagem.

e. ação cooperativa com o governo do Distrito Federal para levar o Programa para as Unidades de Conservação e Parques e para a Rede de Ensino, com o envolvimento das escolas em atividades de plantio, produção de mudas de árvores e adoção da proposta em projetos pedagógicos das unidades de ensino.

Todas estas pequenas ações de forma continuada, na grande maioria das vezes de cunho simbólico e educativo, em conjunto têm sentido ecológico, político e econômico. O agir local com repercussão para o município, região e bioma.

Marcos Sorrentino
Diretor de Educação Ambiental
Programa Nacional de Educação Ambiental

LANÇAMENTO DO PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL - BIOMA CERRADO
14 DE DEZEMBRO DE 2004
CENTRO DE ENSINO MÉDIO SETOR LESTE - 611/612 SUL - BRASÍLIA/DF





















Fotos do aluno Yuri Soares











Fotos do Prof. Aquilino Bouzan


Saiu no JB - Caderno Brasília