Apresentação Estatuto Equipe Campanhas Resultados Projetos Fale conosco
 Importância Dicas Ciclo Água / Árvores
Floresta da Tijuca
Espécies de Árvores Mapa Dendrológico

ESPÉCIES DE ÁRVORES - FAMÍLIA, CARACTERÍSTICAS E UTILIDADES



BURITI
Mauritia flexuosa

Família: Arecaceae (Palmae)

Utilidade: Na confecção de esteiras, vassouras, redes, cestos e chapéus. Fruto comestível. Óleo da polpa - sabão. Madeira - móveis. A seiva extraída do caule é utilizada na fabricação de vinho. A raiz curtida em vinho doce possui propriedades anti-reumáticas.


CAGAITA
Eugenia dysenterica

Família: Myrtaceae

Utilidades: O chá da folha é usado contra a disenteria. A folha atua também como cicatrizante e o chá da flor é usado em problemas de rins e bexiga; o chá feito da casca regula a menstruação.O fruto é comestível mas pode causar disenteria em excesso. Do fruto também se faz vinagre.


COPAÍBA (pau d'óleo)
Capaifera langsdorfii

Família: Fabaceae

Utilidade: óleo do tronco - contra tosse, resfriado garganta e rins. Cicatrizante, anti-séptico. Casa do caule - chá (bochecho) antiinflamatório, contra dor de dente.


EMBAÚBA
Cecropia pachystachya

Família: Cecropiaceae

Utilidade: casca e folhas novas: chá como expectorante.


FAVEIRO
Dimorphandra mollis

Família: Fabaceae

Utilidade: casca - cicratizante. Frutos - daonde extrai-se a rutina que, associada à vitamina C, confere resistência e permeabilidade às paredes dos vasos capilares.

IPÊ-VERDE
Cybistax antisiphylica

Família: Bignoniaceae

Utilidades: a casca é usada como depurativo, anti-sifilítico, contra retenção de urina e hidropsia.

JACARANDÁ DO CERRADO
Machaerium opacum

Família: Bignoniaceae

Utilidade: chá das folhas - vermífugo. Óleo da casca - dor de dente.


JATOBÁ-DO-CERRADO
Hymenaea stigonocarpa

Família: Fabaceae


Utilização: o fruto do jatobá, além de poder ser consumido ao natural, pode ter a sua polpa (após secagem e passada em peneira) utilizada na confecção de bolos e bolachas, substituindo, em parte, a farinha de trigo. As suas cascas em infusão são utilizadas no combate de febres; a resina fervida é utilizada no tratamento de cistites e problemas respiratórios. Emprega-se a resina aquecida, externamente, como expectorante. Esta é ainda usada como vermífugo e, quando deixada de molho, alivia dores de estômago, peito e costas. A casca curtida na pinga estimula o apetite. O chá da entrecasca é empregado para problemas de rins, fígado, infecção intestinal e como cicatizante.


JENIPAPO
Genipa americana

Família: Rubiaceae

Habitat: desde o Amazonas até São Paulo, em várias formações florestais, principalmente aquelas situadas em várzeas úmidas ou encharcadas, pois vegeta melhor onde há abundância de água no solo.

Utilidade: O fruto é usado no tratamento de anemias, do fígado e baço, provocando ligeiro efeito diurético. A raiz é purgativa e a emulsão das sementes piladas constitui um vomitório rápido e energético.

PAU-TERRA-DA-FOLHA-PEQUENA
Qualea parviflora

Família: Vochysiaceae

Utilidades: Casca, rica em tanino, usada como adstringente e a goma dos frutos como cicatrizante.


BIBLIOGRAFIA

Proença, C., Oliveira, R.S. e Palmira Silva, A., 2000. Flores e Frutos do Cerrado. Editora UnB, Brasil.

Ribeiro Silva, S., Palmira Silva, A., Munhoz, C.B., Silva Jr., M.C. e de Medeiros, M.B., 2001. Guia de plantas do Cerrado utilizadas na Chapada dos Veadeiros. Prática Gráfica e Editora Ltda. WWF, Brasil.

Sítio da internet: http://www.sementesdocerrado.bio.br/

Teixeira, J.C.. Anotações das aulas de campo ministradas pelo Prof. João Couto Teixeira.