Apresentação Estatuto Equipe Resultados Projetos Fale conosco

Instituto de Educação Socioambiental

O Iesambi surgiu como resultado da convergência de interesses de um grupo de educadores conscientes da importância da Educação para que a sociedade humana compreenda a relação entre sua qualidade de vida e o respeito ao ambiente em que vive.

Uma de nossas propostas é realizar trabalhos de campo, interdisciplinares, abordando aspectos históricos, geográficos, biológicos, químicos e físicos em diferentes paisagens do Cerrado, com jovens e crianças.

O grupo possui extensa experiência, tendo sido responsável por dois projetos de educação socioambiental no Centro de Ensino Médio Setor Leste: Projeto Margem, aulas de campo realizadas às margens do Lago Paranoá,
e o Projeto Capoeira na Escola, no período de 1995 a 2005. As atividadesde Capoeira estão agora sendo desenvolvidas no Café Planalto, próximo ao Colorado. O ensino de capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, música e outros, além de mobilizar os setores do desporto, turismo, meio ambiente, saúde, segurança, para citar alguns.

Vivemos em uma época de aceleradas mudanças, grandes conflitos sociais, políticos, ambientais e tantos outros, mas também de oportunidades - oportunidade de contribuirmos para a formação de jovens cidadãos, conscientes de nossos problemas ambientais, e também com capacidade para identificá-los, discuti-los e resolvê-los.

Professores responsáveis

João Couto Teixeira, Biólogo, Pós Graduando em Ed. Especial Sistema Penitenciário/61 9559 9422
Peter Faluhelyi, Físico, Especialização em Educação Ambiental (UnB) / 61 8151 8781
Bella Xible, Professora de História, Especialização em Filosofia
Laura Cavalieri Bisio, Bióloga, Mestre em Biologia Molecular /61 9225 2480
Milton Miguel, Sociólogo, Professor de Educação Ambiental (Secretaria de Estado de Educação do DF) /61 9976 5042


Consultor e colaborador: Felipe A. P. L. Costa