Apresentação Estatuto Equipe Campanhas Resultados Projetos Fale conosco

PROJETO COR JESU -RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DO PARQUE ECOLÓGICO DA ASA ASUL E ARREDORES DA ESCOLA

Atendendo a pedido da Coordenação do Colégio Cor Jesu, propusemos o cultivo de mudas de árvores nativas do Cerrado pelos alunos da escola e seu plantio definitivo na época das chuvas. Essas atividades fazem parte da campanha da fraternidade 2007, com foco na preservação da Amazônia e também de todas as florestas que ainda existem. As nascentes e lagoa do Parque da Asa Sul possuem uma mata associada muito rica que, infelizmente, foi parcialmente degradada nos últimos anos. O objetivo é a recuperação dessas áreas degradadas do parque e arredores da escola. A Prof. Jeanine Felfili, coordenadora da Rede de Sementes do Cerrado, e do
Projeto Apa Gama Cabeça de Veado, teve a gentileza de fornecer sementes de Aroeira, Capitão-do-Campo, Ipê roxo, Jacarandá-Cabiúna e Jatobá. O Iesambi contribuiu com sementes de Cajueiro, Cajuzinho-do-Cerrado, Faveiro, Guapuruvu, Jatobá, Orelha-de-macaco e Sucupira branca.

Dia 23 de junho de 2007 foi realizada a Feira do Meio Ambiente, com apresentação de teatro, trabalhos dos alunos da 1a a 4a série, degustação de bolos, geléias e pães feitos com partes não muito utilizadas como cascas, mas que possuem grande valor nutricional e ficaram uma delícia; oficinas de reciclagem; minhocário; informações sobre plantas medicinais e árvores do Cerrado.

Convidado pela coordenadora da Pastoral, Joana, o Iesambi participou da oficina de plantio de sementes de árvores do Cerrado: Ipê-Roxo, Capitão-do-Campo, Jacarandá-Cabiúna e Sucupira-Branca. Cada um com uma maneira diferente de tratar o fruto para o plantio das sementes:o Ipê, é só colocar na terra, o Jacarandá, é preciso retirar a semente de dentro da casca quebrando-a com a mão, o Capitão-do-Mato, deve ser escarificado (fazer um pequeno corte para a entrada da água) e a Sucupira, tem que ter o fruto quebrado com um martelo para que ocorra a germinação da semente.

As sementes foram plantadas e estão sendo acompanhadas pelos alunos que depois farão seu transplante.

 

Fotos das mudas - 16/ago/2007
 
Feira do Meio Ambiente - 23/jun/2007
Parabéns pela iniciativa!



PROJETO - PARQUE ECOLÓGICO DA ASA ASUL


GESTO CONCRETO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2007



SEGMENTOS I, II E II


Pastoral

INTRODUÇÃO
O tema da Campanha da Fraternidade escolhido pela Igreja Católica para este ano de 2007, nos chama a atenção para a realidade da Amazônia. Será uma oportunidade para se conhecer melhor a situação das pessoas que vivem naquela região. Saber um pouco mais sobre suas matas e florestas que estão sendo devastadas, os animais e pássaros ameaçados de extinção, e é claro tomar consciência do que é nosso.
Além do tema da Campanha da Fraternidade temos que nos preocupar com a situação que o nosso planeta passa, o efeito estufa. O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.

JUSTIFICATIVA

Todos nós somos responsáveis pela vida no nosso planeta. Portanto, para que possamos colaborar de forma mais direta na preservação ambiental de nosso planeta devemos acreditar que somos capazes de fazer alguma coisa para esse fim através de pequenos gestos.
Aqui em Brasília, mais precisamente na Asa Sul, no ano de 2001 a comunidade começou a mobilizou-se após a denúncia de um morador a respeito da degradação da área com desmatamentos e lixo.
Essa mobilização mostrou a vontade da comunidade de Brasília de que seja construído um parque no local, que ela tem aptidão natural para essa destinação, isso ficou claro quando o Parque final foi criado pelo decreto nº 24.036, de 10 de setembro de 2003.

O Parque já existe, é necessária a nossa colaboração para que tudo isso possa ser cuidado e preservado com muito carinho.

OBJETIVO
Conhecer a realidade do Parque da Asa Sul, sua dimensão, localização, trabalhos realizados por outras entidades, para que assim os Segmentos I, II e III possam apoiar e dar a sua contribuição para a conservação e preservação do Parque, seguindo a prática de Jesus no cuidado com a vida humana e com a natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
" Incentivar a participação dos nossos alunos na conservação e preservação do Parque.
" Proporcionar momentos de reflexão que levem nossos alunos a perceberem a importância de se cuidar e preservar a natureza.
" Propor os alunos do Ensino Médio e Fundamental na participação voluntária para a preservação e cuidado com o Parque.
" Incentivar os alunos do Seg. I a cuidar com carinho das mudas de sementes do cerrado para serem plantadas no Parque.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
A participação dos Segmentos I, II e III da nossa escola será de suma importância para garantir a implantação do Projeto. Todos serão convidados a darem a sua colaboração. As atividades serão desenvolvidas da seguintes forma:
1. Reunião - as professoras do Seg. I tomarão conhecimento do projeto.
2. Das sementes - as sementes serão plantadas em garrafas pet 21 furadas em baixo. Em cada uma serão colocadas três sementes, quanto maior a semente mais fundo deve ser plantada.
3. Turmas - cada turma ficará responsável por duas ou três mudas, pois para o transplante nem todas sobrevivem.
4. Cuidado com as mudas - para cada dia da semana a professora fará uma escala de dois ou mais alunos para cuidarem dessas mudas, pois elas terão que ser regadas uma vez ao dia, principalmente na época de seca.
5. Plantio - no mês de setembro (época ideal para serem transplantadas) as mudas deverão ser levadas para o Parque para o plantio. (ALUNOS VOLUNTÁRIOS SEG. II E III)
6. Acompanhamento - durante o restante do ano, os alunos voluntários do Seg. II e III acompanharão o desenvolvimento das mudas. Darão a sua colaboração quanto à preservação e conservação do Parque.


IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

DATA ATIVIDADE MATERIAL NECESSÁRIO
13 e 14/04 - Lançamento do projeto na abertura da Campanha da Fraternidade de 2007 para toda comunidade educativa.
Microfone
19/03 a 23/03 - Projeto será passado para as professoras do Seg. I Projeto
24/03 a 05/04 - Pedido de garrafas pet 21 para o plantio das sementes (seg I) Pequena circular para os pais
28/04 - Os alunos do Seg. II e III serão convidados para serem voluntários para a limpeza do Parque. (horário contrário de aula) Luvas, saco de lixo e autorização dos pais por escrito.
31/03 - Pedido, à Ir. Cassiana, da terra preparada para que se possa iniciar o plantio. Pedido por escrito para Ir. Cassiana
09/04 - Busca das sementes nos arredores das árvores do colégio Setor Leste. ???
Saquinhos plásticos, papel, caneta
11/04 - Plantio das sementes nas garrafas. Garrafas cortadas, terra, pá, sementes.
18/04 - Entrega oficial para cada turma das mudas. (hora cívica Seg.. I) Mudas prontas, microfone, hino nacional, bandeira nacional.

Durante o ano Os alunos voluntários acompanharão o crescimento das mudas e ajudarão na preservação do Parque. Esse alunos colaborarão em horário contrário de aula.
Luvas, regador, saco de lixo, pá.

AVALIAÇÃO DO PROJETO
" O acompanhamento do projeto será feito mensalmente; anotações positivas e negativas serão colhidas e apresentadas para a Diretora, Ir. Cassiana e para as coordenações dos Segmentos
" Todos poderão dar a sua colaboração com sugestões para melhoria do Projeto.

Brasília, 9 de março de 2007
Pastoral