Inicial Atividades Notícias / Interesites
Campanhas
Participe Contato
 Importância Dicas Ciclo Água / Árvores
Floresta da Tijuca
Espécies de Árvores Proteção às nativas



Mudanças propostas ao Código Florestal vão de encontro ao interesse de todos

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB) está equivocado quando diz que o pequeno produtor vai ganhar ao não precisar manter uma reserva florestal em sua propriedade. Pena que quem apresenta proposta de mudanças no Código Florestal brasileiro não tenha noções mínimas da riqueza de uma floresta, mesmo que pequena. Que não saiba como o extrativismo sustentável pode ser rentável ao pequeno e grande agricultor, trazendo diversidade e portanto, renda extra a quem teve a inteligência de manter pelo menos parte do ambiente natural de sua propriedade.

A bancada ruralista também deveria saber disso, informar-se melhor das vantagens de uma mata nativa ou mesmo advinda de recuperação de área degradada, conforme determina nossa legislação atualmente. Difícil entender como não percebem o desastre que será diminuir a proteção em lei das florestas e áreas naturais.

Árvores dão os mais variados frutos, medicamentos, madeira, oxigênio, protegem o solo, umidificam o ar, fazem com que mais água penetre no solo e alimente nossos aquíferos, equilibram a temperatura, protegem as margens dos rios e lagos (evitando enchentes) e alimentam a fauna. Proteger as matas que ainda existem e recuperar as que foram destruídas é fundamental para nossa sobrevivência com qualidade.

Ainda é tempo ! Vamos melhorar o código, proteger de maneira mais eficiente o patrimônio natural que ainda resta e promover a recuperação das matas destruídas com o plantio de agroflorestas, que trarão benefícios para todos.

 Sistemas Silvipastoris Agroflorestas SAFS
Vídeos
Educação Agroflorestal Estudo de caso