Inicial Atividades Notícias / Interesites Participe Contato

Campanha de Proteção à Vegetação Nativa

A recuperação das áreas degradadas no Centro de Ensino Setor Leste (Cemsl), 611/612 sul, Brasília, está sendo feita com o plantio de mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas, e também com a proteção dos rebrotamentos: mudas nativas que vinham sendo cortadas juntamente com o capim. O corte é como o fogo para esses indivíduos, adaptados a terem sua parte aérea queimada e depois rebrotarem, devido a um sistema radicular bem desenvolvido.

Abaixo podemos ver quatro espécies nativas protegidas no campo avançado do Cemsl: a Lobeira, depois de um ano já com flores, os cajuzinhos, que pelo segundo ano encheram-se de frutos e agora estamos aguardando as flores dos Paus-de-Leite. Infelizmente, os dois buritis da foto não sobreviveram quando o trator utilizado para o corte passou sobre eles.

A proteção das espécies nativas pode ser feita por todos:

O poder público federal poderia orientar seus funcionários a pouparem os rebrotamentos nativos e evitar o corte desnecessário de árvores nas obras públicas. Por exemplo, ao ser construído o novo estacionamento do STF, foi destruída uma mata nativa e construído um espaço sem sombra para os automóveis. Teríamos um ambiente muito mais saudável se as árvores tivessem sido poupadas.

A NOVACAP, que está fazendo um trabalho belíssimo de recuperação das áreas verdes de Brasília, poderia aliar o plantio de mudas com a proteção às que teimam em rebrotar entre a braquiária.

Os cidadãos, ao comprarem um terreno, construírem suas casas ou realizarem qualquer outra atividade, poderiam evitar "limpar" o terreno retirando toda a vegetação nativa, pois o Cerrado não é sujeira, e a manutenção das árvores somente valorizaria suas propriedades.
Clique aqui para maiores detalhes sobre a importância das árvores para a nossa qualidade de vida.

LOBEIRA
Solanum lycocarpum

Família: Solanaceae

Utilidade: fruto – utilizado no tratamento contra diabetes, comestível para mamíferos e aves. Presença do alcalóide solasodina – intermediário na síntese dos hormônios esteróides.

PAU-DE-LEITE
Hymathantus obovatus

Família: Apocynaceae

Utilidades: o chá da folha é usado para problemas de estômago, como gastrite e úlcera. Em MG o látex é usado como vermífugo. Em GO o leite é considerado estimulante da lactação.


CAJUZINHO-DO-CERRADO
Anacardium humile

Família: Anacardiaceae

Possui xilopódio: tuberosidade subterrânea lignificada.

Utilidade: Frutos – comestíveis. Pseudo-fruto – suco. Raiz – purgativa. Casca – inflamações de garganta. Folhas – antidisentérico, óleo da semente contra manchas de pele.

BURITI
Mauritia flexuosa

Família: Arecaceae (Palmae)

Utilidade: Na confecção de esteiras, vassouras, redes, cestos e chapéus. Fruto comestível. Óleo da polpa – sabão. Madeira – móveis. A seiva extraída do caule é utilizada na fabricação de vinho. A raiz curtida em vinho doce possui propriedades anti-reumáticas.

Bibliografia

Proença C, Oliveira RS e Silva AP. Flores e Frutos do Cerrado. Editora UnB, 2000

Ribeiro Silva S, Silva AP, Munhoz CB, Silva Jr. MC e de Medeiros, MB. Guia de Plantas do Cerrado Utilizadas na Chapada do Veadeiros. WWF, 2001.