Inicial Atividades Notícias / Interesites
Campanhas
Participe Contato

Desmatamento Global

Muito se fala em "aquecimento" global e todos os dias temos notícias de desastres ambientais que surgem cada vez mais intensos e frequentes.

Porque isso está acontecendo?

O "aquecimento" é apenas uma das consequências de uma prática humana que precisa ser interrompida: o desmatamento global.

Todo empreendimento humano vem precedido pelo desmatamento. Até áreas de estacionamento são desmatadas e, depois de pronto o asfaltamento, são plantadas novas árvores, muitas vezes inadequadas para isso. Na UnB, muitas das espécies plantadas perdem as folhas no inverno, não servindo para o sombreamento nesse período de estiagem.

Se vai ser construída uma casa ou condomínio o primeiro que se faz é "limpar" o terreno, como se a vegetação nativa fosse lixo. Muitas das árvores são cortadas desnecessariamente e dificilmente crescerão de novo, pois levaram dezenas até centenas de anos para chegar aquele estágio. Por mais que se fale em compensação, quantas árvores teriam que ser plantadas no lugar de uma Cagaita centenária, de uma Copaíba, uma Sucupira?

Fora que a maioria das árvores nativas tem suas propriedades desconhecidas. Destruir esse patrimônio com potencial para o surgimento de novos medicamentos, alimentação saudável e biodiversidade é um crime.

Tudo isso sem contar com as já conhecidas vantagens que uma floresta oferece como madeira, oxigênio, protege o solo, umidifica o ar, faz com que mais água penetre no solo e alimente nossos aquíferos, equilibra a temperatura, protege as margens dos rios e lagos (evitando enchentes), fora os aspectos psicológicos e fisiológicos humanos já comprovados (vide Importância).

Proteger
as matas que ainda existem e recuperar as que foram destruídas é fundamental para recuperar o equilíbrio do nosso planeta.

Que o Código Florestal seja um instrumento efetivo para que isso aconteça!

 Importância Dicas Ciclo Água / Árvores
Floresta da Tijuca
Espécies de Árvores SAFS