Inicial  Participe
Notícias / Interesites
 Parcerias  Desafios  Contato

Eficiência e Sustentabilidade para as Energias Limpas


Acho impressionante grandes administradores, intelectuais e cérebros da humanidade, ao invés de estarem contribuindo para o desenvolvimento de técnicas, materiais, sistemas mais eficientes e limpos de obtenção de energia, ficam defendendo uma opção extremamente poluidora e cara.

A energia nuclear já mostrou que pode destruir seu criador, porque continuar desenvolvendo-a????

Precisamos mudar de rumo e investir em energias seguras e renováveis.

Cada vez mais são aperfeiçoados os componentes das células fotovoltáicas, imaginem se o dinheiro gasto para construir usinas nucleares novas, fosse utilizado para o desenvolvimento de sistemas solares e eólicos mais eficientes e sustentáveis...

Em Portugal estão funcionando usinas que são movidas pelas ondas do mar (
Usina flutuante).

Carros a Hidrogênio já estão em funcionamento, em testes para serem melhorados (
Combustiveis Renováveis).

No Brasil, pesquisas demonstram a eficiência e sustentabilidade de sistemas fotovoltáicos integrados às edificações (casas e edifícios) e interligados à rede elétrica (Energia Solar Urbana).

Temos capacidade tecnológica para aumentar a eficiência de todos esses sistemas renováveis e limpos, basta investimentos, estímulo a essas áreas de pesquisa, à longo prazo e com o objetivo de torná-las populares, mesmo que o lucro seja menor do que o obtido com o petróleo.

O que temos visto é que todos os protótipos não saem dos testes iniciais, parece que somem.

Será que grandes empresas de petróleo seriam tão egoístas e de pouca visão, que tentariam evitar a popularização de energias alternativas, comprando essas iniciativas e engavetando-as? Espero que não, o medo é o pior conselheiro.

Deveriam se unir aos esforços dos que acreditam que somos capazes de viver equilibradamente neste planeta maravilhoso, mas que está dando mostras de que precisa ser mais respeitado. Conheça aqui os centros de Permacultura no Brasil.

Cada um fazendo sua parte e estaremos aproveitando essa grande chance!


Leia também
Usinas nucleares não são solução