Inicial  Participe
Notícias / Interesites
 Parcerias  Desafios  Contato

Conquista franciscana

Silvio Queiroz
Correio Braziliense de 24/12/2005

Foi no melhor espírito pacifista que São Francisco de Assis estabeleceu a presença da Igreja Católica na Terra Santa. No início do século 13, quando os reis cristãos organizavam cruzadas para reconquistar Jerusalém, Belém, Nazaré e outros santuários sob domínio muçulmano, o santo usou da diplomacia para abrir caminho entre as lanças. Até hoje, são os frades franciscanos que exercem em nome do Vaticano a custódia da igreja da Natividade, do Santo Sepulcro e de outros locais simbólicos da vida e do martírio de Jesus.

Foi em uma das muitas viagens que fez ao Oriente, entre 1219 e 1229, que Francisco foi capturado tentando atravessar as linhas muçulmanas em Damieta, no atual Egito. Levado ao sultão Malek-el-Kamel, saiu de uma longa conversa tendo em mãos um salvo- conduto para a Terra Santa: o emir não viu incompatibilidades entre o islã e o cristianismo, como praticado pelos frades.

A custódia franciscana, foi formalizada em 1342, por uma bula do papa Clemente IV. O pontífice aceitou a exigência de nomear os discípulos do santo pacifista como seus representantes oficiais e exclusivos no território onde, há séculos, a fé respira entre guerras.