Inicial  Participe
Notícias / Interesites
 Parcerias  Desafios  Contato

Ministério da Agricultura pode recolher cartilha sobre orgânicos


A cartilha dos orgânicos está por ser recolhida pois a Monsanto moveu uma ação contra o Ministério alegando sobre o texto da pagina 07.

Depois de publicar uma cartilha explicando o que são os produtos agrícolas orgânicos e suas vantagens, o Ministério da Agricultura poderá mandar recolher o material. Contudo, não há incorreção nos 620 mil exemplares da primeira edição.

A razão, de acordo com a interpretação de entidades que acompanham a questão, é que os setores do Ministério mais ligados ao agronegócio não ficaram contentes com informações na cartilha.

Ilustrada pelo famoso cartunista Ziraldo, o texto diz claramente que os agrotóxicos são perigosos à saúde e que os transgênicos colocam em risco a agrobiodiversidade.

Os rumores são de que a Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério não aceitou a publicação, poderá mandar recolher a fim de suprimir estas informações.

Não se sabe até quando a cartilha estará online no site do Ministério. O endereço é: http://www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arquivos_portal/ACS/cartilha_ziraldo.pdf e se chama “Produtos orgânicos – O Olho do Consumidor”. (pulsar)

João Rockett
Permacultor - Pdc
Consultor em designer em sistemas sustentáveis

Veja a cartilha neste link