Inicial Atividades Notícias / Interesites Participe Contato

Porque não reativar o Transporte Ferroviário?

O Brasil tem tudo para criar uma malha ferroviária rápida, abrangente e eficiente: ferro, energia e grandes distâncias a serem percorridas.

Porque a reativação das linhas de trens não é feita?

Porque não há planos de ampliação da rede e fabricação/aquisição de trens mais rápidos?

O transporte ferroviário é mais barato e menos poluente do que o rodoviário e aéreo e poderia ajudar a resolver o grave problema do setor que enfrenta uma demanda maior do que sua capacidade, principalmente no transporte aéreo.

Os últimos trens de passageiros que faziam viagens entre Rio-São Paulo-Brasília só possuíam vagões dormitórios, mais caros que as passagens de ônibus, e por isso não tinham a preferência da população e foram desativados. É possível não só colocar vagões econômicos, mas também vagões que carreguem carros, facilitando a viagem para quem não quer enfrentar as estradas, sem falar no transporte de carga que poderia diminuir o custo de muitos produtos, ajudando no controle inflacionário.

Talvez por ser um transporte mais barato não interesse a muitas empresas que ele seja reativado, mas já está na hora de colocar o interesse da coletividade na frente de interesses econômicos de poucos.

Essa é a filosofia que tem que nortear nossas decisões se quisermos realmente vencer o grande desafio de mantermos o nosso planeta em equilíbrio e melhorar nossa qualidade de vida: olhar além do próprio umbigo, e agir não só pelas sociedades humanas, mas por todos os seres vivos e o ambiente físico-químico que nos mantém.