Centro de Ensino Médio Setor Leste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ECOLOGIA 

 

 

 

 

 

 

 


          

 

 

 

 

 

 

Brasília, 26/02/05.

Identificação

 

 

Matéria:

Biologia

Equipe:

Juliana, Paloma, Rayanne, Mariela e

Professor:

 

Série:

1º ano

Turma:

G

Tema:

Ecologia

 

 

 

 

Índice

 

 

 

 

o     Objetivo:............................................................................................1

o     Introdução:.....................................................................................2

o     Materiais e Métodos:................................................................3

o     Desenvolvimento:.........................................................................4

-Resultado

-Discussão

-Resumo

o     Conclusão:.......................................................................................5

o     Bibliografia:...................................................................................6

 

 

 

Objetivo

 

Diante deste tema nós temos o propósito de nos educar repassando o nosso conhecimento para muitas pessoas que precisam se conscientizar mediante ao meio ambiente, que atualmente não é valorizado, com isso este é o nosso objetivo, a busca da valorização da fauna e do meio onde vivemos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

 

 

Ecologia, estudo da relação entre as plantas, os animais e seu meio ambiente físico e biológico. O meio ambiente físico inclui a luz e o calor ou radiação solar, a umidade, o vento, o oxigênio, o dióxido de carbono e os nutrientes do solo, a água e a atmosfera. O meio ambiente biológico inclui os organismos vivos, tanto plantas como animais.

 

 

Materiais e métodos

 

Materiais: Fotos, cartazes, maquetes, papel crepom,  murais, vídeos e etc.

Métodos: Através destes materiais nós vamos procurar prender a atenção de todos, dando uma idéia de estarmos no próprio meio ambiente, relacionando uma floresta.

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento

 

O termo ecologia foi criado pelo biólogo alemão Ernst Heinrich Haeckel em 1869; deriva do grego oikos (lar) e compartilha sua raiz com a economia. Assim sendo, ecologia significa o estudo da economia da natureza.

A cada ano, o corte de árvores e o avanço das áreas agrícolas destroem uma área de florestas tropicais equivalente à Bélgica, ameaçando a sobrevivência dos bosques tropicais úmidos em todo o mundo, que são o lar de milhares de espécies, conhecidas ou não, de animais e plantas. Sua destruição está eliminando, a um ritmo alarmante, muitas destas espécies insubstituíveis.

Michael Fogden/Animals Animals[1]

A lampreia marinha, um vertebrado parasita, pertence ao grupo mais primitivo de peixes que existe, os agnatos ou peixes sem mandíbulas. Nesta espécie falta a mandíbula inferior e a superior foi transformada numa ventosa. O animal alimenta-se de sangue introduzindo uma espécie de agulha na pele do peixe com sua pequena e musculosa língua. Raramente mata seu hospedeiro, mas as feridas infeccionam com freqüência.

Berthoule/Photo Researchers, Inc.[2]

 

 

                2.     ECOSSISTEMAS  
O termo ecossistema, adotado em 1935, é um dos principais conceitos desta ciência. Define os entornos terrestres e aquáticos como um todo integrado que inclui os organismos vivos (biocenose) e o entorno no qual se encontram (biótopo). As partes fundamentais de um ecossistema são os produtores (plantas verdes), os consumidores (herbívoros e carnívoros), os organismos responsáveis pela decomposição (fungos e bactérias) e os componentes não vivos ou abióticos, formados por matéria orgânica morta e nutrientes presentes no solo e na água.

 

        3.     POPULAÇÕES E COMUNIDADES  
As unidades funcionais de um ecossistema são as populações de organismos através das quais circulam a energia e os nutrientes. Uma população é um grupo de organismos da mesma espécie que compartilham o mesmo espaço e tempo (ver Espécies e especiação). O território ou lugar no qual vivem e ao qual estão adaptadas as distintas plantas ou animais recebe o nome de hábitat, dentro do qual os organismos ocupam distintos nichos. Um nicho é o papel funcional que desempenha uma espécie numa comunidade, ou seja, sua ocupação ou modo de ganhar a vida.


Os grupos de populações de um ecossistema interagem de várias formas. Estas coletividades interdependentes de plantas e animais formam uma comunidade, que abrange a porção biótica do ecossistema. As principais influências sobre o crescimento das povoações estão relacionadas com diversas interações, que são as que mantém unida a comunidade. Estas incluem a concorrência, tanto no seio das espécies como entre espécies diferentes; a predação, incluindo o parasitismo, e a co-evolução ou adaptação.

                4.     SUCESSÃO E COMUNIDADES CLÍMAX  
Os ecossistemas são dinâmicos no sentido de que as espécies que os compõem não são sempre as mesmas. Isto se vê refletido nas mudanças gradativas da comunidade vegetal com o passar do tempo, fenômeno conhecido como sucessão.


Começa pela colonização de uma área alterada, como um campo de cultivo abandonado ou um caudal de lava recentemente exposto, por parte de espécies capazes de tolerar suas duras condições ambientais. Em sua maior parte se trata de espécies oportunistas, que se aferram ao terreno durante um período de tempo variável. Como vivem pouco tempo e não são boas competidoras, acabam sendo substituídas por espécies mais competitivas e de vida mais longa, como os arbustos, e em seguida pelas árvores. Com o tempo, o ecossistema chega a um estado chamado clímax, no qual toda mudança ulterior se produz muito lentamente, e o lugar fica dominado por espécies de longa vida e elevada competitividade.[3]

Resumo

 

             A ecologia é uma ciência que estuda a relação entre os seres vivos entre si e deles com o meio ambiente em que vivem. O termo “ecologia” (do grego oikos, casa e logos, ciência) foi originalmente empregado pelo zoólogo alemão Ernest  Haeckel em 1866, mas os princípios da Ecologia moderna surgiram apenas a partir de 1930.

               O objeto de estudo da ecologia é muito abrangente, abarcando diversos ramos do conhecimento.

               O meio ambiente fornece abrigo e alimentos para os seres vivos, sendo assim o produtor na cadeia alimentar (fotossíntese).

               Os animais por sua vez, são os consumidores e com isso modificam o ambiente a medida que desenvolvem em suas atividades.

               Com isso, observamos que existe uma grande relação na natureza, pois cada ser vivo precisa do outro para poder continuar existindo. A isso chamamos de cadeia alimentar.

               Quando um ser vivo não encontra com o que se alimenta, para continuar sobrevivendo, inoade  outra cadeia alimentar à procura dos alimentos. Com isso temos, então, a teia alimentar.

Exemplo de cadeia alimentar:

Roseira---------------------Pulgão--------------------Joaninha

----------------------------Aranha----------------------Bem-te-vi

 

               Como na natureza as vidas estão entrelaçadas, o que ocorrer com ema delas afeto, necessariamente, outras. A conseqüência de alterações, como a derrubada de uma árvore ou o uso de inseticidas, irá provocar no meio ambiente um desequilíbrio ecológico.

                Muitas vezes, para que isso não ocorra, é necessário o uso dos próprios inimigos naturais das pragas para combate-la: estamos falando do encontro biológico.

               O conjunto de fatores vivos e não vivos que integram um determinado local, constituem o ecossistema que poderá se manter em equilíbrio saudável.

               Num ecossistema, as espécies são encontradas em lugares determinados. É como se fosse um endereço. Por exemplo: a onça e o macaco vivem na floresta e não no rio.

               Cada espécie está adaptada para viverem em um determinado ambiente: Floresta, terra, água (doce ou salgada) etc. Esse lugar, onde a espécie vive, recebe o nome de habitat.

               Agora o conjunto dessas atividades ecológicas desempenhadas por uma espécie no ecossistema recebe o nome de nicho ecológico.

               Para se conhecer o nicho ecológico de determinada espécie, temos de saber do que ela se alimenta, onde se abriga, onde se reproduz, quais os seus inimigos naturais e etc.

              

-Poluição e Meio Ambiente: O que é poluição? É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, ou biológicas do meio ambiente, causada por um agente físico ou substancia química, que, acumulando-se  em pequenas ou grandes quantidades, causem danos aos seres vivos, em geral, e ao homem em particular. A vários tipos de poluição, tais como:

-Poluição do ar: Que resulta dos tipos e das quantidades de poluentes que nele se encontra. Um dos fatores que a provoca sãos as inovações tecnológicas, a rápida industrialização, juntamente com a explosão demográfica ocorrida, é especialmente comum nas grandes cidades, onde afeta o homem, as plantas e os outros animais causando-lhes sérios danos. O poluente mais comum na atmosfera é o dióxido de enxofre, em que sozinho é capaz de provocar sérios distúrbios respiratórios e quando se combina com sulfatos torna-se mais perigoso, podendo causar a morte de pessoas, devido as complicações pulmonares.

-Poluição do solo: Resulta da interação de processos físicos, químicos e biológicos sobre as rochas superficiais da crosta. No processo de ocupação do solo realizamos muitas atividades como elementos de fixação e nutrição para culturas vegetais de consumo, como fundação para edificações, para construção de estradas e outros, em que através do uso excessivo de fertilizantes, defensivos agrícolas, que se acumulam no solo, assim como para a deposição de resíduos sólidos (lixo), poluindo-º.

Poluição das águas: Atualmente é muito comuns as notícias de contaminação de alimentos e também a mortalidade de peixes e de outros organismos em rios que servem as regiões mais povoadas que sofrem descarga contínua de dejetos humanos, detergentes domésticos, resíduos industriais, fertilizantes e defensivos agrícolas. A poluição pode ser substancialmente reduzida através de implantação de um sistema de saneamento e tratamento eficiente.

Poluição sonora: Esta, vem se agravando especialmente nas cidades, que são fontes constantes de ruídos. O barulho provoca irritação e nervosismo, altera a comunicação verbal, reduz a eficiência no trabalho, eleva a pressão sanguínea, alem de provocar surdez. Fetos humanos expostos aos ruídos também podem ser afetados, nascendo com reflexos lentos, problemas circulatórios, hepáticos e nervosos.

Poluição radioativa: É causada por experiências nucleares, acidentes com elementos radioativos e por radiação nuclear liberada nas operações de usinas eletrônicas, com isso prejudica o ar, a água e o solo com o “lixo radioativo”.

 

Curiosidade: Curitiba é um dos poucos lugares no Brasil, que trabalha a conscientização do meio ambiente, isto é, sempre mantém a cidade limpa através de campanhas de reciclagem e outros, mantendo a natureza sempre viva, rica e esplendorosa.

Esta foto é no bosque Do clube da APCEF em Curitiba

 

Estas são no Jardim Botânico   

 

                       

                                    

Estas são no Bosque Alemão

        

 

 

Conclusão

 

               Após termos mencionado algumas noções de ecologia, temos de pensar que o homem também é um ser e isso também estar levando-o a grandes mudanças.

                É preciso agir rapidamente e toda ajuda é importante; afinal, o amanhã vai depender de cada um de nós. O que esta em jogo, no fundo, é a sobrevivência da própria espécie humana.

 

 


 

 

 

 

 

Bibliografia

 

-Enciclopédia encarta microsoft

-Livro Educar editora: DCL

-Internet no na página www.ecologia.com.br

-Fotos tiradas em Curitiba em dezembro de 2004

 

 

 



[1]"Floresta tropical, Costa Rica," Enciclopédia® Microsoft® Encarta. © 1993-1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

 

[2]"Uma lampreia fixa-se a um peixe," Enciclopédia® Microsoft® Encarta. © 1993-1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

 

[3]"Ecologia," Enciclopédia® Microsoft® Encarta. © 1993-1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.