Classificação dos Seres Vivos

Ate a metade do século XX, os seres vivos são classificados em apenas duas categorias: reino animal e reino vegetal. Com o progresso da biologia, a classificação se amplia para incluir organismos primitivos que não tem características especificas só de animais ou de vegetais. -Mas, o que é classificar?

 Classificar é agrupar coisas de acordo com suas semelhanças e diferenças. Por exemplo, podem-se classificar selos agrupando-os de acordo com diversos critérios: o país de origem, o ano de sua emissão ou o motivo de sua estampa (flores, animais, personagens históricos, etc.). Nos supermercados os produtos são classificados e distribuídos de acordo com o tipo (latarias, produto de limpeza, bebidas, verduras, etc.). A semelhança é o ponto de partida de todas as classificações, mas é necessário escolher características realmente importantes, pois muitas semelhanças são apenas superficiais ou inadequadas à classificação. O local aonde vivem os organismos,por exemplo,não pode ser usado como critério principal de classificação,porque existem animais aéreos tão díspares como uma mosca,uma gaivota e um morcego.

Carl Von Linée ou Lineu (1707-1778), um naturalista sueco, escolheu como principal critério de classificação, o plano de organização corporal, isto é, a estrutura e a anatomia dos seres vivos. Dessa forma, os animais foram agrupados de acordo com as semelhanças de sua estrutura corporal, e as plantas, de acordo com a sua anatomia e, principalmente, de acordo com a estrutura de suas folhas e frutos.

No sistema atual de classificação, além das semelhanças estruturais, hoje examinadas até níveis microscópicos,também são estudadas as semelhanças e diferenças na composição química das proteínas e dos genes que constituem os seres vivos.   

 A partir da década de 60, o critério internacionalmente aceito divide os organismos em cinco reinos:

-Moneras: Seres unicelulares (formados por uma única célula) procariontes (células sem núcleo organizado) como as bactérias e as cianobactérias. O material hereditário é constituído por ácido nucleio no citoplasma. São as bactérias e as cianófitas (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivas.

-Protistas: seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado). Seu material genético está organizado nos cromossomos, dentro do núcleo. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo(causador do mal de Chagas)o plasmódio(agente da malária)e as algas,que até a metade do século XX eram considerados animais primitivos.

-

-Fungos: Ser eucariontes uni e pluricelulares como as leveduras, o mofo e os cogumelos. Já foi classificado como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos, por não possuírem clorofila.

Plantas: São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma. Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados.

As plantas se dividem em dois grupos: as fanerógamas e as criptógamas.

Fanerógamas:São plantas com sementes,por meio das quais elas se reproduzem também chamadas espermatófitas ou espermáfitas.Possuem raiz,caule, folhas e sementes.Alguma tem folhas e frutos, outras não.Um exemplo desse grupo é:a mangueira,o pinheiro,a mandioca,etc.As fanerógamas se dividem em três subgrupos:

*Angiospermas: são plantas que possuem frutos (limoeiro, tomateiro, pessegueiro). É o grupo vegetal mais bem adaptado ao planeta.

*Monocotiledôneas: plantas em cujas sementes há apenas cotilédone. Exemplos: os lírios, orquídeas e milho.

*Dicotiledôneas: plantas em cujas sementes há duas cotiledôneas.

Giminospermas

 

Angiospermas

 

 

 

Dicotiledônea

Monocotiledônea

RAIZES

Pivotante (sistema radicular)

Pivotante (sistema radicular)

Fasciculada (sistema radicular)

CAULE

Lenhoso e ramificado (sistema monopodial)

Ramificado

Não ramificado

FOLHAS

Forma, tamanho e inervação variáveis.

Inervação reticulada

Inervação paralela

FLOR

Unissexuais e aperiantadas

Femininas: carpelos abertos e óvulos expostos.

Masculino: folhas estaminhal com sacos polínicos.

 

Dímeras, tetrâmeras e pentâmeras.

Tímeras

FRUTOS

Não produzem frutos

Com 2,4 ou 5 lojas

 

SEMENTES (EMBRIÃO)

2 ou mais cotilédone

2 cotilédone

Numero de lojas a 3

Ou seu múltiplo

 

-Animais: São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento). Englobam desde as esponjas marinhas até o homem, cujo nome cientifico é Homo Sapiens. O Reino Animal reúne organismos heterótrofos multicelulares que possuem tecidos corporais bem definidos. A origem dos animais ainda é obscura,mas tudo indica que eles surgiram a partir de primitivos protozoários coloniais,provavelmente flagelados.

Durante a evolução dos animais houve grande aumento de complexidade corporal, surgindo sistemas de órgãos especializados na digestão, na respiração, na excreção e na reprodução entre outros.

De acordo coma organização básica de corpo, os animais são classificados em mais de 35 filos.

Alguns biólogos costumam subdividir o reino Animal em dois sub-reinos: Parazoa no qual são classificadas as esponjas, e Eumetazoa, no qual estão incluídos todos os outros animais. Essa divisão se baseia no fato de as esponjas apresentarem organização corporal bastante simples, no que diferem de todos os outros animais.

                           

 Características gerais das esponjas

 

As esponjas são animais de características primitivas, mas sua estratégia evolutiva é inegavelmente bem-sucedida, pois esse grupo de animais foi um dos primeiros a se formar e é abundante até hoje.

As esponjas constituem o filo Porífero (do grego “poris”, poro, e “phoros”, portador.), que significa “poroso, esponjoso”. também são denominadas espongiários ou poríferos.

Esponjas são organismos imóveis, porem capazes de movimentar a água ao seu redor. Se pequenas partículas coloridas forem espalhadas em torne de uma esponja, veremos que elas são atraídas em direção ao animal,penetrando em seu corpo através de microscópicos poros.É assim que a esponja se alimenta:ela aspira lentamente a água que a cerca,de onde retira partículas de alimento.  

        

 Nomenclatura e Classificação dos seres Vivos.

 

Em zoologia, o nome da família e dado pela adição do sufixo-idae ao radical correspondente ao nome do gênero-tipo. Para subfamília, o sufixo usado é inae.

Algumas regras de nomenclatura Botânica são independentes das regras de nomenclatura zoológica. Os nomes de família,por exemplo, nunca tem para as plantas o sufixo idae,mas quase sempre levam a terminação aceae.

Lei da prioridade: Se para um mesmo organismo forem dados nomes diferentes, por autores diversos, prevalece à primeira denominação. A finalidade dessa regra é evitar que a mesma espécie seja designada por diferentes nomes científicos, o que acarretaria em confusão idêntica à que existe com os nomes vulgares.

Em casos excepcionais, é permitida a substituição de um nome cientifico, mas para isso adota-se uma notação especial, já convencionada, que indica tratar-se de espécime reclassificado. Assim, quando um especialista muda à posição sistemática de um ser que anteriormente já recebera denominação cientifica,e o coloca em outro gênero, a notação taxionômica correta deve assumir uma das formas abaixo:

A) Menciona-se o artigo entre parênteses, depois do gênero e antes do nome especifico.

B) Ou, então, menciona-se o nome do organismo já no novo gênero e, a seguir, entre parênteses, o nome do primeiro autor e a data em que denominou aquele ser; só então, já fora dos parênteses, coloca-se o nome do segundo autor e a data em que reclassificou o espécime.

Já a divisão dos seres vivos é feita de forma a agrupar seres semelhantes em grupos distintos de outros. O estudo descritivo de todas as espécies de seres vivos e sua classificação dentro de uma verdadeira hierarquia de grupamento constitui a sistemática ou taxionomia. Até a algum tempo atrás, distinguiam-se a sistemática zoológica, referente aos animais, e a sistemática botânica, referente às plantas. Atualmente,a divisão dos seres assumiu uma grau de complexidade maior,possuindo cinco reinos

Para um entendimento da funcionalidade das divisões taxionômicas dos seres, é necessário o conhecimento de conceitos básicos, que estão inseridos em um conjunto maior e mais abrangente. Estes conceitos são em ordem crescente:

  *Espécie (do latim “species” tipo) é um agrupamento de indivíduos com profundas semelhanças morfológicas e fisiológicas entre si, mostrando grandes similaridades bioquímicas, e no cariótipo (quadro cromossomial de células haplóides), com capacidade de se cruzarem naturalmente, originando descendentes férteis.

*Gênero: é o conjunto de espécies que apresentam semelhanças, embora não sejam idênticas.

*Família: é o conjunto de gêneros afins, isto é, muito próximos ou parecidos, embora possuam diferenças mais significativas do que a divisão em gêneros.

*Ordem: é um agrupamento de famílias que tem semelhanças.

*Classe: é a reunião de ordens que possuem fatores distintos de outras, mas comuns às ordens que a ela pertencem.

*Filo (ramo): é a reunião de classes com características em comum,                 mesmo que muito distintas entre si.

*Reino: é a maior das categorias taxionômicas, que reúne filos com as características comuns a todos, mesmo que existam diferenças enormes entre eles.

 

 

 

 

                                          Glossário

 

-Taxonomia: Ramo da Biologia que se ocupa da classificação dos Seres Vivos em grupos, de acordo com a sua estrutura, origem, etc.

 -Cotilédone: A primeira folha que surge quando a semente germina cuja função é nutrira planta desde o inicio do crescimento.

-Heterótrofos: Não produzem seu próprio alimento.

- Autótrofas: Fazem seu próprio alimento pela fotossíntese.