EMBRIOLOGIA

Centro de Ensino Médio Setor Leste
Aluna: Thálita Caroline Martes de Lima - 1º K

OBJETIVOS


Os objetivos desse trabalho é que,todos nós possamos compreender melhor o que é a embriologia e as partes que abrange.



MATERIAL E MÉTODOS USADOS

Foram usados para chegarmos a conclusão desse trabalho livros de biologia.


EMBRIOLOGIA


DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

O zigoto dos organismos multicelulares divide-se seguidamente por mitose e origina o embrião.A medida que as mitoses vão-se sucedendo,grupos de células especializam-se para o desempenho das variadas funções que o corpo terá que realizar.Nos vertebrados,por exemplo,logo no inicio do desenvolvimento um grupo de células forma um tubo,que originará o sistema nervoso do animal.
O tipo de desenvolvimento embrionário varia entre as espécies e depende muito do tipo de ovo que o organismo produz.

TIPOS DE OVOS

Os ovos dos animais são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo em seu citoplasma.Eles podem ser oligolécitos,heterolécitos,telolécitos e centrolécitos.

OVO OLIGOLÉCITO

Ovos oligolécitos possuem relativamente pouco vitelo.Quase sempre,porem,existe um ligeiro acumulo de vitelo em um dos pólos,Que recebe o nome de pólo vegetativo.O pólo oposto,com menos vitelo e que contem o núcleo,é denominado pólo animal.Possuem esse tipo de ovo os anfioxos,os equinodermos e os mamíferos.


OVO HETEROLÉCITO

Ovos heterolécitos apresentam quantidade relativamente grande de vitelo.O pólo vegetativo apresenta alta densidade de grãos de vitelo, e isso faz com que o núcleo desloque-se para o pólo animal.Esse tipo de ovo está presente em molusculos, anelídeos, alguns peixes e anfíbios.

OVO TELOLÉCITO

Ovos telolécitos apresentam enorme quantidade de vitelo, o que faz as estruturas citoplasmáticas e o núcleo ficarem completamente deslocados e isolados no pólo animal.É um tipo de ovo característico de certos peixes, répteis e aves.

OVO CENTROLÉCITO

Ovos centrolécitos possuem vitelo distribuído em grânulos ao redor do núcleo.Esse tipo de ovo está presente em artrópodes, como insetos, aranhas e crustáceos

CLIVAGEM E FORMAÇÃO DA MÓRULA

Imediatamente após a fecundação, o ovo sofre sua primeira mitose, dividindo-se em duas células; estas logo se dividem, formando quatro células que se dividem novamente, originando oito, e assim sucessivamente.A divisão das células embrionárias, nesses primeiros estágios do desenvolvimento, recebe o nome de clivagem ou segmentação.Cada uma das células resultantes de clivagem é denominada blastômero.Após a sexta ou sétima clivagem, o embrião então uma bola maciça de células é denominada mórula, devido à semelhança com uma amora.

TIPOS DE CLIVAGEM


CLIVAGEM HOLOBLÁSTICA (total igual)

Nos ovos oligolécitos as primeiras clivagens ocorrem em toda a extensão do ovo, formando blastômeros aproximadamente d mesmo tamanho.Esse tipo d clivagem recebe o nome de holoblástica igual.

CLIVAGEM HOLOBLÁSTICA (total desigual)

Nos ovos heterolécitos, as primeiras clivagens também dividem completamente o ovo.Devido a destribuição desigual de vitelo, porém, formam-se blastômeros maiores e ricosem ricos em vitelo, os macrômeros, e blastômeros menores, os micrômeros.Esse tipo de clivagem recebe o nome de holoblástica desigual.

CLIVAGEM MEROBLÁSTICA (parcial)

Nos ovos telolécitos, devido á enorme quantidade de vitelo, o ovo não chega a se dividir completamente.As clivagens ocorrem apenas na região ocupada pelo núcleo e pelas estruturas citoplasmáticas do ovo.Assim sobre a massa de vitelo não-dividida, forma-se uma calota de células pequenas e sem vitelo, o disco germinativo, que origina o embrião.Esse tipo de clivagem chama-se meroblástica ou parcial.

FORMAÇÃO DA BLÁSTULA

Em determinado momento do desenvolvimento embrionário começa a surgir, no interior da mórula, uma cavidade cheia de líquido, a blastocela.Essa fase do desenvolvimento embrionário é denominada blástula.
Embriões originados de ovos oligolécitos têm blastocela grande, que ocupa posição central.Embriões originados de ovos heterolécitos possuem blastocela relativamente menor, deslocada para um dos pólos.Já os originados de ovos telolécitos apresentam blastocela pequena, cituada entre a calota de células e a massa de vitelo.

CONCLUSÃO

Foi muito bom ter feito este trabalho, além de ser um tema muito rico e bom de se trabalhar, aprendi muito por ser um assunto interessante e fácil de se compreender.


BIBLIOGRAFIA

Fundamentos da Biologia Moderna
Editora: Moderna
Autores: Amabis e Martho