Inicial Atividades Notícias / Interesites Participe Contato

Agentes Ambientais Voluntários

O Ibama, através da Instrução Normativa n. 19/2001, definiu a competência dos participantes nos Mutirões Ambientais, promovidos por entidades civis ambientalistas. Com o objetivo de ampliar as atividades de controle e fiscalização do uso dos recursos naturais renováveis, está desenvolvendo programas de capacitação e credenciamento desses grupos.

O primeiro grupo de Brasília/DF, uma parceria do IBAMA com a OnG Companheiros Andarilhos de Brasília (CABRA), com a ativa participação do Iesambi, já concluiu o curso teórico e também aprendeu na prática ações fiscalizatórias, indo a campo em locais com reconhecidos problemas ambientais. Com a ajuda dos Fiscais do Ibama Roberto Petterle e José Costa Filho,
ensaiamos a identificação das infrações ambientais e o correto preenchimento dos autos de constatação fictícios, estratégias de aproximação e conscientização de infratores, dentro do espírito de que a melhor maneira de resolvermos os problemas ambientais que encontramos é por meio da Educação Socioambiental.


Relatório das Atividades Práticas

Credenciamento



A entrega das identificações foi realizada na sede do IBAMA no Distrito Federal em março de 2003